Consumo de álcool na adolescência não está relacionado com obesidade abdominal na idade adulta, diz pesquisa
Pesquisadores da Finlândia determinaram se o consumo de álcool no fim da adolescência contribui para o ganho de peso no início da vida adulta, ou para risco de obesidade e circunferência abdominal. O estudo foi publicado na edição online da revista Alcohol and Alcoholism.
Foram acompanhados longitudinalmente 5563 gêmeos finlandeses nascidos entre 1975-79 que foram avaliados aos 16 (T1), 17 (T2), 18 (T3) e 23-27 anos (T4). Os hábitos de consumo de bebidas alcoólicas, altura e peso foram relatados em T1, T2, T3 e T4; a circunferência abdominal foi medida pelos próprios jovens em T4. Comparados com o grupo de referência (que bebia uma ou duas vezes por mês), o aumento do IMC entre T3 e T4 foi menor entre os homens que não consumiram bebida alcoólica (-0,62kg/m2) e entre as mulheres que bebiam menos que mensalmente (-0,38kg/m2).
Nas mulheres, o hábito de beber semanalmente esteve relacionado com uma maior circunferência abdominal (beta 1,55 cm), porém isto não foi significativo após correção para os possíveis fatores de confusão (tabagismo, dieta, atividade física, local de residência, status socioeconômico e IMC dos pais). A freqüência de consumo não esteve associada com mudança no peso em mulheres; e em homens, foi observada uma relação negativa, porém não significativa após correção para os fatores de confusão.
A conclusão é que o consumo de álcool durante a adolescência tem um efeito mínimo no ganho de peso ou no desenvolvimento de obesidade abdominal entre a adolescência e a idade adulta.
>>> Acompanhe o VU via RSSLeia também...
- Dois copos diários de álcool ajudam as mulheres a lutar contra a obesidade
- Obesidade é a segunda maior causa de câncer, diz pesquisa
- Propaganda induz estudantes ao consumo precoce de álcool, diz ministro da Saúde
- Dados sobre crescimento de obesidade entre brasileiros acendem “alerta vermelho”, diz Temporão
- Homens não erram idade de mulher por causa de bebida, diz estudo
- Pornografia cresce na web e consumo afeta felicidade, diz pesquisa
- Pesquisa USP: Gordura subcutânea da barriga não faz mal à saúde
- Crianças com o gene da obesidade não sabem a hora de parar de comer
- Mulheres que bebem alcool são mais saudáveis diz estudo. O que você acha disso?
- Forum: Afetos e Limites na Infância e na Adolescência
- Usuários não sabem diferenciar notebook de netbook, diz pesquisa
- Reduzir bebida emagrece mais do que cortar comida, diz pesquisa
- Quem está sempre conectado, não tem chance de se recuperar do dia de trabalho, diz especialista
- Consumo moderado de manteiga ou margarina não afeta coração
- Pesquisa da USP diz que mal funcionamento do ouvido interno está entre as causas do medo de altura
- USP: Paulistanos consomem mais açúcar que o ideal, diz pesquisa
- Consumo de energia registra novo recorde
- Estudo liga hábito de comer rapidamente à obesidade
- A gravidez na adolescência
- Fazer dieta não reduz número de células de gordura, diz estudo













Comentários recentes